Sustos curam soluços?

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Concurso "Pequenos Grandes Einsteins"


     Regulamento


1.       Apresentação

O conhecimento científico data do século IV a.C., sendo Platão e Aristóteles nomes de referência. A Filosofia e a Ciência andaram de mãos dadas por muitos séculos, numa simbiose que dificulta a fixação de datas para o nascimento de uma determinada ciência.
A ciência subdivide-se em diversas áreas, interligadas umas com as outras, debruçando-se sobre o estudo do mundo em que vivemos.
É graças à ciência que existe evolução, desenvolvimento, pois, conhecendo bem a matéria-prima, podemos aprender como trabalhá-la da melhor maneira.
Assim, à ciência se deve o progresso, fundamental para elevar o nível de vida dos seres vivos.
Com este concurso, queremos principalmente mostrar que a ciência está sempre presente no nosso dia-a-dia, no que quer que façamos.
O concurso “Pequenos Grandes Einsteins” é um projecto desenvolvido por um grupo de alunos do 12ºA, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, com a orientação da professora da disciplina, Graça Rocha, e colaboração da Biblioteca Escolar, destinando-se a alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário (Ensino Regular). Pretende-se salientar a importância da ciência no nosso dia-a-dia, sua história e protagonistas.
Este concurso realizar-se-á no dia 26 de Novembro de 2010, das 14:00h às 15:30h, na Sala de Audiovisuais.

2.       Objectivos

·      Valorizar o conhecimento adquirido no percurso escolar e os alunos autodidactas;
·      Estimular o interesse dos alunos pela ciência, a sua história e os seus ramos;
·      Promover o conhecimento científico entre os alunos.

3.       Destinatários

·      O Concurso é destinado a alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário.
·      Cada turma do 3º ciclo poderá ser representada por um grupo de 3 elementos.
·      Cada turma do Ensino Secundário poderá ser representada, no máximo, por dois grupos de 3 elementos.

4.       Inscrições

Em anexo segue uma ficha de inscrição, a qual deverá ser preenchida pelo Director de Turma e entregue até 12 de Novembro de 2010 à Organização (ver ponto 7) ou à professora da disciplina, Graça Rocha.


5.       O Concurso

·      O concurso será dividido em duas partes (14:00-14:45/14:45-15:30): a primeira dirigida a alunos do Ensino Secundário e a outra aos do 3º Ciclo;
·      Serão dados cinco minutos de tolerância para a chegada dos alunos. Caso ocorram atrasos, quer de grupo, quer individuais, as equipas em questão serão penalizadas – cada minuto de atraso corresponderá a menos um ponto na pontuação final;
·      Cada parte do concurso consistirá num questionário de dezasseis perguntas de escolha múltipla e numa pergunta de resposta curta (adaptadas aos dois níveis de ensino);
·      A pergunta de resposta curta corresponderá a um enigma, para o qual serão dadas pistas durante a Semana da Ciência (22-26 de Novembro). A resposta deverá ser escrita num papel e colocado num envelope (previamente entregues às equipas);
·      Cada resposta certa valerá 1 ponto, com excepção da resposta ao enigma da semana, que valerá 4 pontos. Deste modo, a pontuação máxima será de 20 pontos.
·      As equipas terão quinze segundos para pensar em cada pergunta/resposta. Decorrido o tempo terão de levantar o cartão com a letra da alínea correspondente à resposta que acham ser a correcta;
·      A equipa vencedora será a que obtiver maior pontuação ao fim das dezassete perguntas;
·      Em caso de empate serão feitas perguntas extra às equipas. A(s) equipa(s) a errar primeiro uma questão é (são) eliminada(s). (Nota: caso todas as equipas errem, a pergunta é anulada);
·      Nas perguntas de desempate cada equipa terá dez segundos para pensar na resposta. Decorrido esse tempo terão de levantar o cartão com a letra da alínea correspondente à resposta que acham ser a correcta.
               
6.       Prémios
·      Os vencedores serão divulgados, posteriormente, no Blog do Grupo de Área de Projecto organizador do concurso e no Jornal Escolar.
·      Haverá prémios para os elementos constituintes do grupo vencedor de cada escalão (3º Ciclo e Ensino Secundário) e certificados de participação para todos os alunos participantes.
·      A entrega de prémios realizar-se-á na Segunda-Feira, dia 29 de Novembro de 2010, no intervalo das 10:15h, na Biblioteca Escolar. Todos os participantes deverão comparecer para a entrega dos certificados de participação.

7.       Organização

A organização do concurso é constituída por alunos da turma do 12ºA:
·                   Ivo Rocha – Nº 6
·                   Mariana Neves – Nº 11
·                   Mariana Rojão – Nº 12
·                   Sérgio Vallejo – Nº 17




Sem comentários:

Enviar um comentário