Sustos curam soluços?

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Espinafres e alface podem ser perigosos até aos 3 anos



Pelos vistos, os espinafres e a alface em grandes quantidades podem ser perigosos para as crianças até aos três anos. 

O alerta, deixado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), sublinha os efeitos agudos da ingestão de elevados níveis de nitrato, nomeadamente no fornecimento de oxigénio ao corpo.

A presença perigosa de nitratos nos vegetais de folha só se verifica quando há a ingestão de elevadas quantidades, ou seja, mais de 200 gramas por dia. E acontece porque, no corpo humano, o nitrato é convertido em nitrito que, também em quantidades elevadas, pode conduzir a uma metahemoglobinémia, isto é, a uma alteração da hemoglobina, a proteína que transporta o oxigénio no sangue.
 
A entidade europeia recomenda ainda que as crianças que sofrem de infecções gastro-intestinais de origem bacteriana não comam espinafres, porque estas infecções resultam precisamente na elevada conversão de nitrato em nitrito, aumentando, desta forma, o risco de alteração da hemoglobina.
 
A legislação europeia já estabelece níveis máximos de nitratos em alimentos como o espinafre e a alface. E já em 2008 a questão tinha sido levantada por um parecer da EFSA, o que levou a Comissão Europeia a solicitar a recolha de mais informações.

Sem comentários:

Enviar um comentário