Sustos curam soluços?

sábado, 1 de janeiro de 2011

Inovações que poderão mudar as nossas vidas

A International Business Machines (IBM) lançou uma  lista de inovações com potencial para mudar a forma como as pessoas trabalham,  vivem e planeiam dentro de cinco anos, com base em tendências sociais e de mercado expectáveis na mudança da vida das pessoas e aponta para tecnologias emergentes dos laboratórios IBM em todo o mundo capazes de possibilitar estas inovações.

  • As interacções com os amigos serão em  3D
     
Tendo em conta o desenvolvimento de interfaces 3D, vai ser possível interagir com hologramas dos amigos em tempo real. “Os cientistas estão a trabalhar para mudar a conversação-vídeo para uma conversação-holográfica ou telepresença 3D”, disse a empresa norte-americana, explicando que esta técnica recolhe feixes de luz dispersos a partir dos objectos e reconstrói uma imagem desse objecto, algo similar ao processo que o olho humano utiliza para 
visualizar o que o rodeia.
 
  • As baterias respirarão ar para carregar os dispositivos
           
       Baterias terão dez vezes mais autonomia do que a actual. Fazer com que a bateria de um portátil dure o dia inteiro ou com um um telemóvel se recarregue enquanto está no bolso também pode estar perto de acontecer.  Além disso, em alguns casos, as baterias poderão desaparecer completamente nos aparelhos mais pequenos.
   
  • Não será necessário ser um cientista para salvar o planeta
         
Tendo em conta a quantidade de sensores que transportamos no dia-a-dia, como no telemóvel, no carro ou na carteira, há uma série de dados que poderá contribuir para o  combate ao aquecimento global, o salvamento de espécies em vias de extinção ou o rastreio de plantas invasivas ou animais que ameaçam ecossistemas em todo o mundo. Estes dados poderão ajudar a mapear as consequências dos fenómenos naturais rapidamente, agilizando o trabalho das equipas de emergência, por exemplo.


  • Os computadores ajudarão a dar energia às cidades 
          A inovação em computadores e centros de dados irá permitir usar o excesso de  calor e energia emanados para, por exemplo, aquecer edifícios no Inverno e fornecer energia a ar condicionado no Verão.

  • O trajecto casa-trabalho e trabalho-casa será personalizado 
    
Tecnologias analíticas avançadas providenciarão recomendações personalizadas para que se chegue ao destino da forma mais rápida possível. Sistemas de tráfego adaptativos irão aprender intuitivamente padrões de trajecto e comportamento dos passageiros e comportar-se-ão para fornecer dinamicamente mais segurança de viagem informação do trajecto para os passageiros de uma forma que não está disponível na actualidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário