Sustos curam soluços?

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O quilo está mais leve!

Cientistas de todo o mundo reúnem-se esta semana na  Royal Society de Londres para redefinir o quilograma, uma medida do Sistema Internacional de Unidades (SI), que tem como referência um dispositivo material .

O SI é o sistema mais utilizado no mundo para medir grandezas, contando com  várias unidades, entre as quais o metro, o quilograma, o segundo e o ampére. Estas são utilizadas para expressar as magnitudes físicas definidas como básicas, a partir das quais se determinam as demais. Embora devessem manter-se inalteradas ao longo do tempo,tal não acontece com o quilograma por ter como referência uma peça cilíndrica de platina.

Trata-se de um objecto fabricado em Londres em 1879, mas que se encontra na Oficina Internacional de Pesos e Medidas de Paris, desde 1898. A sua  massa e peso foram variando ao longo do último século, mas os cientistas ainda não encontraram explicação para este fenómeno. De acordo com as medições dos últimos cem anos, o peso deste protótipo internacional pode ter variado aproximadamente 50 microgramas, o equivalente ao peso de um grão de areia de 0,4 milímetros.

1 comentário:

  1. Suponho que, em 1879, não existia tecnologia com a precisão necessária para produzir um objecto de Platina 100% pura. Uma possibilidade para a variação de massa será, por exemplo, a inclusão de impurezas, nomeadamente radio-isótopos de vida-média curta. Qualquer que seja a causa, a constância dos outros padrões exclui uma variação de uma constante natural (electromagnética, gravitacional, nuclear).

    ResponderEliminar