Sustos curam soluços?

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Descoberta a 'nascente' da fonte da juventude

Luso-descendente Ronald DePinho conseguiu rejuvenescer grupo de ratos.

O grupo de ratos que tinha sido geneticamente modificado para envelhecer mostrava sinais de mudança. Eles que até há algum tempo sofriam de impotência, perdas de memória e até tinham pêlos grisalhos, viram todos os sinais de envelhecimento revertidos: o pêlo voltou a ganhar cor, o cérebro cresceu e voltaram a ser férteis. Ronald DePinho, um cientista luso-americano, conseguiu por meio da genética "ligar e desligar" o gene responsável pela reparação do ADN dos ratos de laboratório. O processo de envelhecimento foi revertido pela equipa de DePinho, abrindo caminho para uma espécie de "fonte da juventude" nas células humanas.
"Este estudo é bastante relevante para os humanos, pois pode ajudar a diminuir a incidência de certas doenças, como os cancros, a diabetes ou o Alzheimer", disse ao DN Ronald DePinho, que dá aulas na Escola de Medicina da Universidade de Harvard e trabalha no Dana Farber Cancer Institute, em Boston.
O gene responsável pelo rejuvenescimento tem o nome de telomerase e é abundante no ser humano quando ainda embrião. Mas a partir daí começa a diminuir drasticamente no nosso corpo, o que deixa os telómeros à mercê de "agressões" que os vão danificando e contribuindo para que fiquemos mais velhos.   
 Mas parece que novidades neste campo ainda vão ter de esperar uns anos: "Pelo menos, entre dez a 20 anos é o tempo que ainda vai demorar a desenvolver este método para os humanos de forma a que ser seguro e eficaz. O primeiro passo é descobrir como o vamos fazer", explica.

Sem comentários:

Enviar um comentário