Sustos curam soluços?

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Duas semanas sem noite

A terra poderá ter um segundo sol durante uma semana ou duas.


Uma das mais brilhantes estrelas do céu irá tornar-se numa supernova. Betelgeuse, a supergigante vermelha, irá explodir e nós iremos sem dúvida ter um lugar na linha da frente para assistir. 
A explosão vai ser tão grande que, apesar de a estrela da constelação Orion estar a 640 anos-Luz (aproximadamente 6,05x1019 m), conseguirá tornar a noite em dia e fazer com que haja dois sóis no céu por algumas semanas.

Até agora, o único debate existente é sobre a altura em que isto irá acontecer. Apesar da explosão da Betelgeuse estar, em termos estelares, prevista para um futuro próximo, isso não quer dizer que vá acontecer já amanhã. Brad Carter, professor de Física da University of Southern Queensland, na Austrália, acha que o acontecimento pode acorrer antes do próximo ano de 2012, ou a qualquer momento nos próximos milhões de anos.

"Esta é a etapa final para a estrela. Ela explode e acende-se - vamos ter uma claridade incrível por um breve período de tempo e, depois, com o passar dos meses, essa claridade irá começar a desvanecer até ser muito difícil de detectar" - disse Brad Carter

5 comentários:

  1. ... e a sua explosão não vai causar alterações do no eco sistema?
    Não originar comportamentos adversos no nosso planeta?

    ResponderEliminar
  2. Especialistas acham que, apesar do tamanho da explosão, esta se encontra longe demais para que os raios emitidos por esta nos afectem com gravidade :)

    ResponderEliminar
  3. que diz a nasa em relacao a este assunto???
    tenho consultado o site da nasa e nao vejo la nada..

    ResponderEliminar