Sustos curam soluços?

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Esgotaram-se os Endereços de Internet

As moradas de IP, que identificam um determinado computador na rede, esgotaram. O aumento explosivo do número de internautas, de novos dispositivos e de endereços são as principais causas.
Qualquer computador ou servidor web precisam de um endereço de IP para poderem mover-se dentro de uma rede, e, tal como acontece com os automóveis, quando a rede começou a encher-se de máquinas estabeleceu-se um sistema que as dotasse com uma matrícula – o IPv4. Actualmente, o IPv4 oferece quase 4.300 milhões de combinações. São milhões, mas terminaram.
Foi, por isso, criado um novo sistema, o IPv6, que, em teoria, pode gerar um número infinito de combinações. Mas há um problema técnico: os dois sistemas são incompatíveis, logo um computador com o sistema antigo não consegue aceder a máquinas que tenham o novo.
Devido a isto, as empresas responsáveis pelos sites mais populares da Internet, como a Google, o Facebook e a Yahoo, vão começar a configurar os seus sites para o novo protocolo e irão fazer um teste geral no dia 8 de Junho, denominado "Dia mundial do IPv6".

Sem comentários:

Enviar um comentário