Sustos curam soluços?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Poblema que afecta idosos na condução ajuda na compreensão da depressão



Quando condutores idosos se colocam atrás do volante, é frequente confrontarem-se com a dolorosa realidade de que não conseguem ver facilmente outros carros, piões ou ciclistas

Este efeito da idade, pelos vistos, não é necessariamente um resultado da redução da capacidade de percepção de objectos em movimento, como se pode pensar, mas sim da intensificada preocupação acerca do "plano de fundo" em que estes objectos se movem. 

Uma equipa de cientistas dirigida pelo professor Duje Tadin da Universidade of Rochester Assistant isolou as causas deste fenómeno e, surpreendentemente, os resultados podem não só ajudar a treinar os idosos a tornarem-se melhor condutores, como também ajudam psiquiatras a perceber melhor os processos anormais do cérebro em condições psicológicas como a depressão e a esquizofrenia.


Numa pessoa jovem e saudável, o cérebro suprime movimentos irrelevantes do plano de fundo para que a pessoa se possa concentrar em movimentos de objectos mais pequenos, em planos superiores. 

As pessoas idosas, bem como as que sofrem de distúrbios psicológicos, como esquizofrenia e depressão, são melhores a percepcionar movimentos no plano de fundo. Mas não podemos ver isto como uma consequência da idade. Como o cérebro está a gastar recursos limitados ao prestar constantemente atenção aos movimentos do plano de fundo, é mais lento a aperceber-se de movimentos de objectos mais pequenos.

Sem comentários:

Enviar um comentário