Sustos curam soluços?

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Popeye tinha razão!

O Popeye tinha razão quando dizia que a sua força provinha dos espinafres. O famoso marinheiro, sempre que queria fortalecer os músculos,  “engolia” uma lata desta hortaliça, ficando de imediato com os seus bíceps sobrevalorizados.

O efeito não é instantâneo, como acontecia com a personagem criada em 1929, mas um estudo publicado  na revista "Cell Metabolism" revela que comer um prato de espinafres todos os dias aumenta a eficiência muscular.

Segundo o artigo, que faz capa da publicação científica,  o consumo de 300 gramas de espinafres reduz em cinco por cento a quantidade de oxigénio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico.
Embora esta hortaliça seja rica em ferro, não é este elemento o mais benéfico para a massa muscular, mas os nitratos, que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.  "É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário