Sustos curam soluços?

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Realidade diminuída

Um dos destaques da área Campus Futuro da Campus Party desse ano foi a chamada Realidade Diminuída, um software desenvolvido por Jan Herling e Wolfgang Broll, da Universidade Tecnológica de Ilmenau, Alemanha, que permite que o utilizador remova objectos de vídeos em tempo real.
O processo por trás do programa é simples: basta colocar um objecto numa superfície homogénea, filmá-lo através de uma webcam e, dentro do software, apagá-lo do local. O software processa o objecto seleccionado substituindo os seus pixeis por aqueles que mais combinam com o fundo da imagem seleccionada.
“Nós podemos usar esta tecnologia para apagar imagens de marcas de transmissões ao vivo, por exemplo. Ou então usar para planeamento urbano, em maquetas virtuais”, afirmou Herling. Apesar disso, a realidade diminuída só tem um ano de existência e ainda está em fase inicial de desenvolvimento.
Ainda existem algumas falhas como, por exemplo, ao mover a câmara muito rapidamente, podem ser criados "borrões" na imagem final. Herling espera que a versão pronta para uso comercial não deva chegar antes de 20 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário