Sustos curam soluços?

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Uma máquina que adivinha o que queremos comer

Um novo quiosque de venda de alimentos criado pela Kraft responde à maior das perguntas de quem vai até o supermercado comprar o jantar: "o que eu quero comer?" Meal Planning Solution é um dos produtos presentes na Connected Store, projecto da Intel que traz várias soluções para transformar as lojas em espaços mais interessantes.
Como funciona? O sensor da máquina faz um scan ao rosto da pessoa e classifica-a de acordo com o grupo que achar mais indicado: a pessoa pode ser uma mãe, por exemplo, procurando por alguma coisa para fazer de jantar para a família. Um rapaz jovem poderia receber uma sugestão de pizza.
Depois de escolher uma das receitas, a máquina envia as informações para o telemóvel e indica onde cada produto pode ser encontrado no supermercado. Além disso, a máquina também dá amostras grátis dos produtos da Kraft para que você experimente.

 

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pintar prédios com smartphones

Um aplicativo desenvolvido para smartphones permite que os usuários mudem a cor da fachada da empresa ARS Electronica Center em Linz, Áustria. Desenvolvido pela própria empresa em parceria com as Universidades de Saarbrucken e Munique, na Alemanha, o aplicativo fica conectado directamente ao edifício e possibilita que as pessoas alterem bloco a bloco apenas com alguns toques na tela do telemóvel. Além disso, um outro programa permite alterar também a posição dos blocos coloridos.

Aviões do futuro


A NASA acaba de concluir um estudo de 18 meses no qual participaram os seus próprios engenheiros e engenheiros da indústria privada para tentarem visualizar como serão os aviões de passageiros do futuro.


     Os futuros aviões terão:
  • fuselagens duplas
  • superfície coberta por revestimentos anti-corrosão e capazes de autocicatrizar quando ocorrem fissuras 
  • sistemas de controle e comunicação que utilizam um mínimo de fios metálicos, que serão substituídos por cabos de fibra óptica e de nanotubos de carbono 
  • turbinas substituídas por sistemas híbrido-eléctricos
  • asas dobráveis e altamente flexíveis

Com estas alterações os aviões passarão a ser mais silenciosos, menos poluentes e serão mais confortáveis. Para isto, as equipas começarão a trabalhar por volta de Abril de 2011 para que estes possam sobrevoar-nos em 2025.

Algumas propostas

O D8 é chamado de "bolha dupla" pelos seus projectistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A ideia é juntar dois tubos dos aviões comuns para fazer uma fuselagem mais larga e ganhar sustentação. As asas, em contrapartida, podem ser muito finas, diminuindo o peso e o arrasto. Para isso, os motores foram levados para a traseira.

 O SUGAR Volt (Subsonic Ultra Green Aircraft Research) é uma das propostas da equipe da Boeing. Este, vem do conceito de um sistema bimotor com propulsão híbrida, que combina a tecnologia de turbinas a gás e baterias. Um sistema modular permite que o banco de baterias seja trocado, sem que o avião precise ficar parado à espera de uma recarga.

A equipe da Lockheed Martin utilizou ferramentas de simulação para mostrar que é possível alcançar o voo supersónico sobre a terra reduzindo drasticamente o nível do ruído gerado quando se quebra a barreira do som. Segundo os projectistas, isto pode ser obtido com a utilização de uma configuração de motores sobre as asas, que têm a forma de um V invertido. Outras tecnologias ajudam a alcançar a escala, a capacidade de 
carga e as metas ambientais.

O Ícone II é o conceito de avião supersónico da Boeing. Os motores também foram levados para cima das asas, embora a empresa não comente as "tecnologias revolucionárias exigidas para reduzir o consumo de combustível e a redução no ruído".

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Porque a nossa barriga ronca quando estamos com fome?

  • O ronco é provocado por fortes contrações na parede do estômago, que acontece em pequenos intervalos de tempo. Ao atravessar o abdómen,onde há partes ocas, o barulho é aumentado, como se estivesse dentro de uma caixa de ressonância. 
    As contrações do estômago, disparadas pelo sistema nervoso central, são uma forma de o órgão se preparar para receber os alimentos. O horário em que eles acontecem varia de acordo com o período em que a pessoa costuma se alimentar. Para quem não tem horário o ronco costuma aparecer entre cinco ou oito horas de jejum.


Ciência Sustentável #4: Oásis artificial pode ser início de floresta no deserto


Pesquisadores ingleses e noruegueses acreditam já dispor de toda a tecnologia necessária para que os oásis no deserto deixem de ser apenas miragens.

A Fundação Bellona, financiada pelo governo da Noruega, acaba de obter autorização do governo da Jordânia para construir o primeiro protótipo de um oásis high-tech.
Sob o pretensioso nome de Projeto Floresta no Saara, a fundação começará, em 2012, a construir seu primeiro oásis, em um terreno de 200.000 metros quadrados, em Aqaba, próximo ao Mar Vermelho.

Joakim Hauge, coordenador do projecto, afirma que a ideia é tirar proveito da abundância que o mundo tem de luz do Sol, água do mar, dióxido de carbono e terras áridas.

O oásis artificial será formado por uma usina termossolar - que usa o calor do Sol para gerar energia, e não o efeito fotovoltaico das células solares - e de uma estufa "alimentada" por água salgada, que será usada para cultivar vegetais para alimentação e algas para produzir combustíveis.


A estufa também afecta o ambiente externo, havendo a possibilidade de que se criem condições até mesmo para a re-vegetação da área à sua volta.

A concepção do oásis artificial é um trabalho conjunto das empresas britânicas Max Fordham Consulting Engineers, Seawater Greenhouse e Exploration Architecture.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Porque é que soluçamos?



O soluço é uma contracção involuntária do músculo diafragma, o principal músculo da respiração. O soluço é geralmente causado por uma irritação do nervo frénico (responsável por activar o diafragma), devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que o susto pode curar o soluço. Porque o susto provoca a libertação de adrenalina, activando o nervo frénico. Outra solução é beber água gelada, que provoca o mesmo efeito. Em casos raros, a irritação do nervo frénico pode ser causada por um tumor, e o soluço persiste por dias.



Cientistas criam protótipo do "manto da invisibilidade"

Cientistas europeus criaram uma espécie de manto tridimensional capaz de esconder objectos por meio da emissão de ondas de luz, o que pode significar que em pouco tempo será possível tornar objectos "invisíveis".
Para o estudo, cientistas do German Karlsruhe Institute e do Imperial College London usaram um manto feito de cristais fotónicos capazes de modificar o deslocamento da luz visível.
O manto inventado pelos europeus é o primeiro desenvolvido em 3D. Além de ser o único em três dimensões, o dispositivo agora anunciado é o que mais se aproxima de uma inviabilidade prática: ele funciona com comprimentos de onda entre 1,4 e 2,7 micrómetros. O olho humano consegue ver comprimentos de onda entre cerca de 0,4 e 0,7 micrómetros (ou 400 e 700 nanómetros).

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Britânicos acreditam ter descoberto gene que propaga o cancro


Cientistas da University of East Anglia, no Reino Unido, acreditam ter descoberto o gene que propicia a expansão de muitos tipos de cancro: o WWP2, cujo bloqueio com fármacos poderia representar um grande avanço na luta contra esta doença.
De acordo como o estudo publicado na revista "Oncogene", a equipa de cientistas dirigida por Andrew Chantry afirma que a identificação deste gene pode, dentro de uma década, resultar em soluções médicas para deter as doenças oncológicas mais agressivas, como o cancro da mama, do cérebro, do colo do útero e da pele, que se alastram muito rapidamente.

"O desafio agora é identificar um medicamento potente que invada as células cancerígenas, destruindo a actividade do gene defeituoso", sublinhou Andrew Chantry, acrescentando que o seu grupo começou a fazer experiências com uma molécula que poderá desempenhar esse papel.  “Se esse for o caso, poderemos criar uma nova geração de um só fármaco para vários tipos de cancro", explicou ainda o especialista.
O WWP2 resulta de uma enzima que une os elementos químicos dentro das células e está presente em todos humanos. De acordo com o investigador, "toda a gente tem o gene mas, quando é defeituoso, modifica o processo e ajuda o cancro a desenvolver-se e a espalhar-se para outras partes do corpo".

Caso o desenvolvimento do fármaco que desactiva o WWP2 seja bem-sucedido, os tratamentos convencionais e as cirurgias poderão ser limitadas aos tumores cancerígenos primários, sem  risco de se instalarem noutras partes do organismo.

O quilo está mais leve!

Cientistas de todo o mundo reúnem-se esta semana na  Royal Society de Londres para redefinir o quilograma, uma medida do Sistema Internacional de Unidades (SI), que tem como referência um dispositivo material .

O SI é o sistema mais utilizado no mundo para medir grandezas, contando com  várias unidades, entre as quais o metro, o quilograma, o segundo e o ampére. Estas são utilizadas para expressar as magnitudes físicas definidas como básicas, a partir das quais se determinam as demais. Embora devessem manter-se inalteradas ao longo do tempo,tal não acontece com o quilograma por ter como referência uma peça cilíndrica de platina.

Trata-se de um objecto fabricado em Londres em 1879, mas que se encontra na Oficina Internacional de Pesos e Medidas de Paris, desde 1898. A sua  massa e peso foram variando ao longo do último século, mas os cientistas ainda não encontraram explicação para este fenómeno. De acordo com as medições dos últimos cem anos, o peso deste protótipo internacional pode ter variado aproximadamente 50 microgramas, o equivalente ao peso de um grão de areia de 0,4 milímetros.

Não há nenhum gene de "ciganidade"


Os ciganos não têm individualmente uma marca genética ou biológica distintiva, conclui um estudo português publicado recentemente na revista internacional “PLOS ONE, que descobriu que as populações ciganas europeias têm origem no noroeste do subcontinente indiano.  
Segundo o investigador António Amorim, coordenador do estudo do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP), apesar de as pessoas poderem pensar que "os ciganos  têm determinadas características e que são portadores de qualquer coisa distintiva, o que se verifica, de facto, é uma atitude social de auto identificação e de reconhecimento pelos outros, mas não corresponde a nada individualmente verificável do ponto de vista genético”. 


Ouro tem origem extraterrestre

Impacto de asteróides deu origem a alguns metais preciosos

Quase todo o ouro que a humanidade possui ou que está a ser extraído de minas é de origem extraterrestre. Foi trazido para a Terra por asteróides massivos que embateram no planeta no final da sua formação, há 4500 milhões de anos, sugerem os resultados de um estudo publicado na revista "Science".  
De acordo com os investigadores, estes corpos cósmicos eram grandes o suficiente para produzir o enriquecimento dos elementos siderófilos, mas não ao ponto de fazerem os seus fragmentos chegarem a fundir-se na Terra, a grande profundidade.



sábado, 22 de janeiro de 2011

Mamutes ressuscitados

A teoria mais recente defende que o aquecimento global depois da última glaciação, há 10 mil anos, afectaram o habitat do mamute. Outro dos factores que levaram ao seu desaparecimento foi a caça levada a cabo pelo ser humano.
Este ano, uma equipa de cientistas da Universidade de Quioto vai tentar clonar o animal, através de tecidos obtidos de um cadáver congelado preservado num laboratório russo. Estes investigadores já desenvolveram uma técnica para extrair o ADN das células congeladas, para assim juntarem os genes de mamute num óvulo proveniente de um elefante. O animal vai ainda "emprestar" o útero e dar assim à luz o seu antepassado.
O projecto está previsto concluir dentro de cinco anos. Os investigadores vão viajar neste verão até à Rússia para obter as amostras necessárias, visto ser no gelo da Sibéria que se encontra a maior parte dos restos desta espécie ainda conservando o pelo e os órgãos internos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Made in China... em 6 dias

O que fazia em seis dias? Eu cá não sei, mas os chineses constroem prédios!

6, foi o número de dias necessários para os chineses erguerem um prédio de quinze andares com nível 9 de resistência a terramotos em Shanghai! Desde isolamento térmico, a acabamentos, até painéis de vidro das janelas, o edifício ficou totalmente construído num ápice! Não houve um único acidente de trabalho e ao sétimo dia já se descansava. Economizou-se tempo, energia, materiais e dinheiro!



 


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Parar de comer doces pode prolongar a vida até 15 anos

Uma pesquisa realizada na Alemanha sugere que abdicar de doces e carboidratos pode aumentar a expectativa de vida até 15 anos.



Os cientistas, do Instituto de Nutrição Humana, da Universidade de Jena, realizaram experiências em minhocas e observaram que o corte da ingestão de glicose, encontrada em alimentos ricos em açúcar e carboidratos, levou os invertebrados a aumentarem consideravelmente a produção de radicais livres.
Os radicais livres são moléculas que podem ser prejudiciais ao organismo porque estão ligadas a processos degenerativos, como o cancro e o envelhecimento.
Os pesquisadores, no entanto, observaram que a falta de glicose fez com que as minhocas rapidamente reagissem aos radicais livres, produzindo enzimas de defesa contra estas moléculas e aumentando a expectativa de vida em 20%.
Este número, calculam os pesquisadores, seria o equivalente a 15 anos na espécie humana.

E o vencedor é.. a galinha!

"Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". Acabaram-se as intrigas, o enigma foi finalmente descoberto: foi a galinha!
Investigadores das Universidades de Sheffield e Warwick, no Reino Unido, descobriram que uma proteína chamada ovocledidina (OC-17) é a responsável pela produção da casca dos ovos e que essa proteína só se encontra nos ovários das galinhas.
A equipa liderada pelo Professor John Harding, do Departamento de Materiais de Engenharia da Universidade de Sheffield, recorreu ao supercomputador nacional, em Edimburgo, para determinar como a proteína desencadeia o processo
A proteína OC-17 adere a carbonato de cálcio para desencandear a formação de cristais. Quando o núcleo do cristal é suficientemente grande para se desenvolver por si, a proteína desprende-se e o processo repete-se até à formação de uma casca de ovo.
.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ciência Sustentável #3: Papel “de algodão” e em vez de papel “de pauzinhos

Moinho, uma fábrica de Vouzela que pretende “preservar o Ambiente”, é a única fábrica do país que produz papel usando como matéria-prima apenas o algodão. Com o lema “De roupa velha se faz papel”, utilizam apenas produtos naturais, ecologicamente amigos do Ambiente.
De t-shirts brancas saem folhas de papel branco e de calças de ganga folhas de papel azul-marinho. Outras são embelezadas com elementos naturais, como sementes, folhas de árvores, musgo ou barbas de milho. O papel é depois transformado em vários tipos de artigos, como embalagens, convites e álbuns. Mas muitos clientes querem apenas as folhas feitas à medida das suas necessidades.
“Já fizemos desde papel com fios eléctricos para novas tecnologias, aos papéis de aromas para empresas de chocolates. Portanto, permite-nos atingir diversas áreas”, contou Rui Silva, dono da empresa Moinho.

Moinho tem as portas abertas para grupos escolares.




domingo, 16 de janeiro de 2011

Aparelho ajuda cegos a ler e a ver com a língua

 Um equipamento pioneiro, desenvolvido nos Estados Unidos, promete ajudar pessoas cegas a ler com a língua. O aparelho consiste numa câmara acoplada a óculos especiais, que manda sinais de luz para uma placa de eléctrodos introduzida na boca. Esta placa dá pequenos choques formando uma "imagem" sobre a língua.

Segundo os cientistas da Universidade de Pittsburgh, o equipamento funciona melhor com pessoas que já tiveram a visão normal. Por isso, um dos primeiros voluntários é um ex-soldado britânico que ficou cego após um ataque no Iraque.

O novo aparelho poderá custar mais de 11250€.


sábado, 15 de janeiro de 2011

Ciência Sustentável #2: California Academy of Sciences

Um dos mais recentes museus de História Natural, o California Academy of Sciences, reconstruído em 2008, é também um dos edifícios exemplares para um desenvolvimento sustentável. Desenhado pelo grande artista Renzo Piano, o projecto ganhou vários prémios de prestígio graças ao seu design futurista e amigo do ambiente



Que características que o tornam tão importante a nível de sustentabilidade ambiental?  

  • O edifício produz menos 50% de desperdício de água que anteriormente.
  • Recicla a água da chuva para irrigação.
  • Usa 60.000 células fotovoltaicas.
  • Tem no telhado uma área verde de 1 hectare.


Usa luz natural para iluminar 90% dos espaços ocupados


Foi construído em cima de 15.000  m3de betão reciclado e com 5 toneladas de aço reciclado. O seu isolamento é feito de resto de brim (tecido de linho, algodão e fibra sintética).



sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ciência Sustentável #1: Ady Gil

Já pensaste se pudesses dar a volta ao mundo em 61 dias? Com o Ady Gil isso  possível! 
O detentor do recorde mundial de circum-navegação vem da Nova Zelândia e é movido exclusivamente a biodiesel (combustível diesel baseado em óleo vegetal ou gordura animal) e foi desenhado pela LOMOcean Design para ter uma forma forma de piercing, o que permite ao barco atravessar ondas até 15 metros.


Este barco torna-se uma alternativa futura de deslocação marítima que proporciona ao utilizador desfrutar de forma sustentável das suas capacidades. 


 

A nossa primeira rúbrica: Ciência Sustentável

Soluções para problemas ambientais são cada vez mais frequentes já que nos encontramos num período onde as preocupações com o planeta Terra são levadas cada vez mais a sério e crescem de dia para dia. É, deste modo, nosso papel, enquanto alunos, divulgar à comunidade as invenções que já existem e que existirão num futuro próximo para que possam ter uma perspectiva mais abrangente quanto aos esforços da comunidade científica e tecnológica para que o nosso planeta evolua de forma mais saudável.  Assim criámos esta rubrica, Ciência Sustentável, onde iremos postar algumas das mais interessantes e inovadoras criações amigas do ambiente.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Arquitecto russo cria casa à prova de catástrofes

Esta casa tem 14 mil metros quadrados, pode albergar 10 mil pessoas e ser construída tanto em terra como no mar.

Pode ser construída em terra ou no mar e, além de resistir a fenómenos naturais, também é auto-sustentável.
O arquitecto russo Alexandre Remizov elaborou um projecto de um prédio que, segundo defende, é auto-sustentável e à prova de catástrofes. O projecto, baptizado de Arca, foi concebido em parceria com a empresa alemã Remistudio.
Remizov defende que esta inovadora casa pode resistir a terramotos, maremotos, furacões e outro tipo de fenómenos naturais (graças ao facto de a estrutura ser feita de arcos de madeira e cabos de aço). Tem 14 mil metros quadrados, pode albergar 10 mil pessoas e ser construída em qualquer parte do mundo - tanto em terra, como no mar.
Construído em forma de concha, permite uma melhor distribuição do peso. Ao mesmo tempo possui um ambiente de estufa que ajuda na melhoria da qualidade do ar e no fornecimento de alimentos. Utiliza painéis solares e tem um sistema próprio de abastecimento de água.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Telemóvel Futurista

O Nokia 888 é um protótipo de um telemóvel desenhado por Tamer Nakisci, designer turco de 29 anos, considerado, em 2009, como um dos 100 novos talentos criadores europeus ("Europe's 100 young Creative Talents").
É pouco provável que o encontre à venda nas lojas, pelo menos, por enquanto. Ainda assim, vale a pena espreitar este modelo futurista.
Com um conceito que assenta na portabilidade, este dispositivo é um verdadeiro "camaleão", pois pode ser usado como pulseira, pode ser dobrado, encolhido, enrolar-se ou ser pendurado nas calças como se fosse um clip.
Este modelo tem ainda como principal característica o facto de poder mudar de forma, consoante o contexto em que está a ser usado. Por exemplo, pode programá-lo para que, quando receber uma chamada, este adquira a forma de um telefone antigo; ou para que se transforme sempre que receber uma nova mensagem. As formas que o 888 assume podem ser personalizadas e gravadas para uso futuro, sendo também possível enviá-las para amigos que tenham este modelo.





domingo, 9 de janeiro de 2011

24 em 1

Em Hong Kong a densidade demográfica é tão grande, que comprar um apartamento apresenta um custo bastante elevado, e muito possivelmente este será pequeno e apertado. O arquicteto Gary Chang resolveu contornar esse problema transformando o seu pequeno apartamento de cerca de 30 metros quadrados num apartamento com 24 divisões diferentes.


sábado, 8 de janeiro de 2011

Top 10 das espécies Portuguesas!

O público votou e escolheu. Recolheram-se 303 votos. As espécies seleccionadas contam com 5 aracnídeos, 2 insectos, uma lesma-do-mar, um peixe e uma ave. Aqui ficam as 10 espécies mais votadas: 

1º Lugar: Lesma-do-mar-lusitânica


 2º Lugar: Escorpião-ibérico


3º Lugar:  Aranha-cavernícula-do-Frade


 4º Lugar: Ruivaco-do-oeste

5º Lugar:  Pseudoescorpião-cavernícula-da-madeira

6º Lugar:  Aranha-de-Tolkien


 7º Lugar: Paínho-de-Monteiro


8º Lugar:Iberesia machadoi Decai & Cardoso, 2006



9º Lugar: Mosca-das-dunas


10º Lugar:Ariasella lusitânica Grootaert et al., 2009

Cegonhas em directo


Em 2009, o jornal Público, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Redes Energéticas Nacionais (REN), lançaram um projecto de divulgação e sensibilização ambiental, WebCegonhas - Condoninho da Renata, de acompanhamento de um ninho de Cegonha-branca através da visualização de imagens em directo transmitidos por uma câmara WEB.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chineses inventam autocarro do futuro


Esta é uma óptima ideia do inventor chinês Song Youzhou para combater o trânsito das cidades. Este autocarro passa sobre os carros como se fosse um "túnel ambulante". Será totalmente eléctrico e irá trabalhar com painéis solares no seu tecto. O custo de produção é baixo e o tempo de construção é um terço mais rápido que a construção de uma linha de metropolitano, por exemplo. Podem muito bem andar pelas ruas da China já em 2011.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

3 mil pássaros morrem repentinamente

No Arkansas três mil pássaros da família dos melros morreram repentinamente. Os cientistas que estão a realizar as autópsias descartaram a hipótese de envenenamento e admitem que as aves tenham morrido devido a lesões ou terror provocados pelos fogos de artifício disparados nos últimos dias de festa.

Os investigadores também já recolheram cadáveres de alguns pássaros mortos no Luisiana e está também em investigação a morte em série de 100 mil peixes num rio do Arkansas, registada dias antes da mortandade de 3000 melros. Mesmo assim, os cientistas não crêem que a morte de peixes esteja relacionada com a dos pássaros.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Espinafres e alface podem ser perigosos até aos 3 anos



Pelos vistos, os espinafres e a alface em grandes quantidades podem ser perigosos para as crianças até aos três anos. 

O alerta, deixado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), sublinha os efeitos agudos da ingestão de elevados níveis de nitrato, nomeadamente no fornecimento de oxigénio ao corpo.

A presença perigosa de nitratos nos vegetais de folha só se verifica quando há a ingestão de elevadas quantidades, ou seja, mais de 200 gramas por dia. E acontece porque, no corpo humano, o nitrato é convertido em nitrito que, também em quantidades elevadas, pode conduzir a uma metahemoglobinémia, isto é, a uma alteração da hemoglobina, a proteína que transporta o oxigénio no sangue.
 
A entidade europeia recomenda ainda que as crianças que sofrem de infecções gastro-intestinais de origem bacteriana não comam espinafres, porque estas infecções resultam precisamente na elevada conversão de nitrato em nitrito, aumentando, desta forma, o risco de alteração da hemoglobina.
 
A legislação europeia já estabelece níveis máximos de nitratos em alimentos como o espinafre e a alface. E já em 2008 a questão tinha sido levantada por um parecer da EFSA, o que levou a Comissão Europeia a solicitar a recolha de mais informações.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Inovações que poderão mudar as nossas vidas

A International Business Machines (IBM) lançou uma  lista de inovações com potencial para mudar a forma como as pessoas trabalham,  vivem e planeiam dentro de cinco anos, com base em tendências sociais e de mercado expectáveis na mudança da vida das pessoas e aponta para tecnologias emergentes dos laboratórios IBM em todo o mundo capazes de possibilitar estas inovações.

  • As interacções com os amigos serão em  3D
     
Tendo em conta o desenvolvimento de interfaces 3D, vai ser possível interagir com hologramas dos amigos em tempo real. “Os cientistas estão a trabalhar para mudar a conversação-vídeo para uma conversação-holográfica ou telepresença 3D”, disse a empresa norte-americana, explicando que esta técnica recolhe feixes de luz dispersos a partir dos objectos e reconstrói uma imagem desse objecto, algo similar ao processo que o olho humano utiliza para 
visualizar o que o rodeia.
 
  • As baterias respirarão ar para carregar os dispositivos
           
       Baterias terão dez vezes mais autonomia do que a actual. Fazer com que a bateria de um portátil dure o dia inteiro ou com um um telemóvel se recarregue enquanto está no bolso também pode estar perto de acontecer.  Além disso, em alguns casos, as baterias poderão desaparecer completamente nos aparelhos mais pequenos.
   
  • Não será necessário ser um cientista para salvar o planeta
         
Tendo em conta a quantidade de sensores que transportamos no dia-a-dia, como no telemóvel, no carro ou na carteira, há uma série de dados que poderá contribuir para o  combate ao aquecimento global, o salvamento de espécies em vias de extinção ou o rastreio de plantas invasivas ou animais que ameaçam ecossistemas em todo o mundo. Estes dados poderão ajudar a mapear as consequências dos fenómenos naturais rapidamente, agilizando o trabalho das equipas de emergência, por exemplo.


  • Os computadores ajudarão a dar energia às cidades 
          A inovação em computadores e centros de dados irá permitir usar o excesso de  calor e energia emanados para, por exemplo, aquecer edifícios no Inverno e fornecer energia a ar condicionado no Verão.

  • O trajecto casa-trabalho e trabalho-casa será personalizado 
    
Tecnologias analíticas avançadas providenciarão recomendações personalizadas para que se chegue ao destino da forma mais rápida possível. Sistemas de tráfego adaptativos irão aprender intuitivamente padrões de trajecto e comportamento dos passageiros e comportar-se-ão para fornecer dinamicamente mais segurança de viagem informação do trajecto para os passageiros de uma forma que não está disponível na actualidade. 

2011


Feliz Ano Novo a todos os nossos visitantes!